quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tema Vinho "O Espírito do Vinho" Parte um

O Espírito do Vinho

"O vinho alimenta o corpo, prepara o espírito, acalanta a alma".

Quando o vinho foi inventado, com certeza era mau aproveitado e se bebia à achegar a exaustão da embriagues até se dormir de bebedeira.

Com o passar dos tempos, foi se percebendo, que era necessário e merecido um cuidado maior na vinificação, envelhecimento e conservação desse precioso líquido, o vinho, e usá-lo de forma racional para melhor proveito.

Saber beber vinho e desfrutar do custo-benefício que ele proporciona, não é fácil. Como cita Luciano Percussi, em sua obra "Vinho, o bom companheiro", que foi fonte para essa compilação que lhes escrevo,"...beber vinho é uma arte".

O desafio se torna maior ainda quando se trata de combinar vinho com as comidas. Começando por escolher um vinho que realmente faça companhia ao que se propõe por na mesa.

Beber de forma contemplativa, em meditação, são dicas importantes para a degustação e seleção dos diversos vinhos, nos eleva o espírito e nos remete aos bons pensamentos, nos torna intimamente alegres, mais desprovidos, mais sinceros, mais receptivos fazendo bem para o nosso corpo e alma.

O diferencial do vinho para outras bebidas, literalmente alcoólicas, é que ele é um ritual que se torna um hábito e não um vício, que estimula o apetite e ajuda na digestão, bem como, um importante complemento alimentar pela constituição bioquímica e física do vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário