quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tema Vinho: "Suestão de Harmonização"

COMBINE VINHOS E PRATOS SEM ERRAR

Preste atenção nessas dicas que vão desde a hora da compra até o momento de servir a bebida com os pratos certos.

Por Raquel Moraes

Tudo pronto para o jantar. Mas, qual vinho escolher? Como harmonizar a bebida com o cardápio é uma dúvida muito comum. Por isso, preste atenção nessas dicas que vão desde a hora da compra até o momento de servir a bebida com os pratos certos. O iTodas procurou o sommelier Charles Campos, do bar Kylix Vinhos, que dá 10 dicas para você não errar São elas:

1. Onde comprar
Escolha lojas ou mercados que armazene os vinhos em ambientes climatizados, e que não os deixem expostos a forte iluminação.

2. Conservação
Não guarde seus vinhos próximos a produtos de limpeza, solventes, tintas e outros produtos com cheiro forte. Eles transmitem o odor à rolha, que afeta o vinho.

3. Safra
Cuidado com as safras antigas. Não é só a idade que determina se a bebida tem boa qualidade. Grandes vinhos podem amadurecer por 10, 20, 30 anos ou mais. Porém, os mais comuns, costumam ter uma vida útil de 5 anos, em média.

4. Nas lojas
Procure comprar em lojas especializadas, pois elas dispõem de profissionais para ajudar com a escolha, que seja perfeita para seu gosto e seu bolso.

5. Prato principal
O prato principal vai determinar o rótulo do vinho. Seja ele branco ou tinto. Carnes, peixes e saladas, por exemplo, ganham tipos diferentes e próprios para a combinação. Muitas vezes, um bom vinho, se mal combinado, pode não ser tão agradável.

A seguir, algumas opções de harmonização de pratos e vinhos

Pratos e vinhos

Veja agora algumas sugestões de vinhos e pratos com a combinação correta. Caso tenha dúvidas e não conheça alguns nomes, não se preocupe: anote a sugestão e leve à loja onde você vai comprar. O atendente lhe mostrará onde está cada garrafa:

Para Saladas...

Os espumantes são uma boa opção de harmonização com saladas. Frescor e leveza combinam com as entradas e sua acidez abre o apetite.


Para frutos do mar...
Brancos jovens e refrescantes são ótimas opções. Um riesling alemão vai bem. Outras opções são os sauvignon blanc, da nova zelândia, e algumas alternativas dessa uva que estão sendo produzidas com qualidade no Chile.


Para carnes...
Um bom Chianti é uma escolha certeira. Se for um dia (ou uma noite) especial, opte por um Brunello envelhecido.


Para massas...
Alguns monte pulcianos são boa opção. Se preferir um branco, decida por chardonnays amadeirados e consistentes.

Fonte:

http://itodas.uol.com.br/portal/casa_e_comida/comer_e_beber/materias/materia.itd.aspx?cod=3738&canal=634

Nenhum comentário:

Postar um comentário